Virtualização de Desktops

O ambiente de negócios atual, com mudanças constantes, demanda uma infraestrutura que possa suportar rapidamente as alterações em relação às necessidades de desktops, aplicativos e acesso a dados pelos funcionários. Não importa se a sua empresa está se expandindo rapidamente por fusões e aquisições, ou se está simplesmente tentando atrair e reter os melhores talentos, todo executivo sabe que é necessário fornecer um nível de acesso maior do que nunca, e ainda assim manter o controle e a segurança dos dados.

Em ambientes tradicionais baseados em escritório, os trabalhadores sofrem com a perda de produtividade durante atualizações, substituições, correções e updates, mesmos nos ambientes bem administrados. Além disso, a linha entre o escritório e a casa está cada vez mais tênue à medida que os trabalhadores modernos transferem o trabalho para estender seu dia de trabalho usando seus smartphones, tablets e laptops, sem importar onde estiverem.

Basicamente, a virtualização de desktops consiste em criar instâncias de máquinas virtuais, também chamados de desktops virtuais, para os usuários da rede, com recursos avançados de gerência, controle e segurança. Os usuários podem fazer acesso às suas máquinas virtuais através dos conhecidos thin clients, de conexões TCP, ou simplesmente através de um navegador web comum.

Cinco razões principais para adotar a virtualização de desktops:

• Centralização de informações: neste modelo, as informações pertinentes ao desktop do usuário não estão nos computadores físicos na rede, mas sim nos servidores de virtualização, ou mais precisamente, em storages adequados a este fim, com todos os recursos de segurança das informações. Facilitando também o processo de backup dos dados.

• Agilidade no provisionamento: com a virtualização de desktops, o provisionamento de novos desktops é tarefa ágil e simples, onde o administrador se utiliza de templates pré-configurados, ou pode clonar desktops de outros usuários. De maneira rápida e ágil.

Economia de Espaço: com os desktops virtualizados, é possível economizar espaço em disco usando templates de discos virtuais que são acessados por diversos usuários ao mesmo tempo. Desta forma não é preciso ter uma cópia inteira de cada um dos desktops, e as informações comuns às máquinas virtuais são salvas uma única vez.

• Mobilidade: com a virtualização de desktops, os usuários podem efetivamente acessar a sua máquina onde estiverem, via internet, através de um simples navegador de internet.

• Independência do hardware: em caso de mudança de hardware no servidor, os desktops virtuais são migrados sem qualquer dificuldade ou problema, já que a camada de virtualização será a mesma.